terça-feira, 4 de junho de 2013

MULHERIL- GALERIA DE ARTE VITORIA BARROS

05/03/2013
 14 mulheres e um só destino artístico
 
Uma noite memorável marcou o lançamento da exposição “Mulheril” na Galeria Vitória Barros, na noite do último sábado, 2. Dezenas de visitantes compareceram ao vernissage e apreciaram obras de 14 mulheres da sociedade local que têm produções nas áreas de literatura, arte plástica, música, fotografia, entre outras.
As 14 mulheres que participam da exposição Mulheril são Eliane Soares, Vânia Andrade, Soraya Amoury, Rosana Salame, Nilva Burjack, Neireth Mourão, Ezita, Creusa Salame, Regina Suriane, Liris Pimentel, Lena Santos, Rosana Prudente, Patrícia Luz Holanda Edilene.

Em 11 anos de história, a Galeria Vitória Barros se tornou uma referência em produção e disseminação de artes em Marabá, sendo o único estabelecimento particular a desenvolver um trabalho nesta área. O espaço foi inaugurado no dia 8 de março de 2002 com uma homenagem à mulher e consagrou-se como uma ferramenta de comunicação artística sem ligação direta com entidades pública.

A exposição que estará aberta para visitação até o dia 20 de abril, faz parte da programação do projeto “Carajás Visuais entre Rios e Redes”, e conta com pinturas, poemas, instalações, artesanatos e audiovisual.  No vernissage foram realizadas apresentações artísticas e culturais pelo grupo de mulheres do projeto “Conviver”.
Entre os materiais expostos, o que mais chamou atenção foi o “Mosaico Fotográfico” feito com dezenas de imagens de mulheres de Marabá, o que mostra a diversidade étnica e cultural da nossa região, composta por várias comunidades e povos que fizeram de Marabá uma babel iconográfica de rostos e cores.

“Foi uma grande noite de celebração da mulher marabaense que coincide com os 11 anos da minha galeria, que ao longo deste período vem contribuindo com a democratização e acesso à cultura regional. Para homenagear a mulher do nosso município, resolvemos também montar um grande painel de fotos com os rostos de nossa cidade. Os interessados em ter sua foto exposta é só vir à galeria e fixar a sua imagem”, explica Vitória Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário