terça-feira, 24 de novembro de 2015



DETERIORAÇÃO é o projeto mais recente de Bino Sousa, artista visual maranhense que vem desenvolvendo seu trabalho há cerca de dez anos na cidade de Marabá, representado pela Galeria de Arte Vitória Barros. 
Este projeto é resultado de um processo de amadurecimento em relação às suas aspirações artísticas. Bino tem a experiência do atelier muito latente em sua formação, tendo a pintura como principal linguagem desenvolvida. O projeto DETERIORAÇÃO representa seu deslocamento, a extensão de seu campo de crítico e abertura às novas inquietações em relação à forma e a matéria de sua arte. 
Neste projeto, memória e tempo são protagonistas de uma poética do desuso, do desgaste e da violência infligida pela ideia de civilização ocidental. Bino evoca os ícones intrincados no cotidiano marabaense, e como a cidade, vai agregando, soldando e moldando seu corpus em documento de impressões, ou melhor, em objetos/instalações.
Em princípio, Bino buscou na forma um modo revelador da urbe, provocando-se ao questionar os usos e desusos das grades de ferro em residências, sua acepção social em relação a sua função como objeto: limitar. Os desdobramentos que os sentidos de fronteira lhe couberam, neste jogo de conjecturas, o expos aos processos criativos e lhe permitiu desencontros conceituais e o retorno às formas, rendendo-lhe desdobramentos criativos que vão do vídeo às intervenções na cidade de Marabá; e, ao que convencionamos chamar objetos/instalações: peças que transpassam o princípio escultórico extrapolando suas barreiras de composição formal abrindo-se ao lugar como fundamento de sua concepção. O lugar como projeção e retenção de um fato simbólico; e, o objeto com janelas escultóricas de paisagens urbanas, da qual o sentido é aferido pelo sujeito quando a obra é posta em ativação, ou seja, quando vem à percepção, ou ainda, em exposição. Desta maneira, Bino evoca a ideia de totalidade da obra de arte contemporânea.  

Dia 28 de novembro o artista mostrará o primeiro resultado desta pesquisa - em que teve a felicidade de ser contemplado com a Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística (2015) da FCP - Fundação Cultural do Estado do Pará - numa exposição na Galeria de Arte Vitória Barros, com curadoria de Natacha Barros, além do lançamento do seu primeiro catálogo (virtual) com texto do Prof. Alixandre dos Santos Filho e a mostra do vídeo referente ao processo de pesquisa, experimentação e criação das obras do projeto.


Natacha Barros
curadora da mostra Deterioração

Nenhum comentário:

Postar um comentário