segunda-feira, 7 de novembro de 2016

ARTES VISUAIS E REDES SOCIAIS




Você já imaginou ser retratado por um artista plástico, que nem era comum à nobreza dos séculos passados? Então, imagina a seguinte situação: ter sua foto de perfil da rede social sequestrada por um artista a fim de ser reproduzida numa pintura e exposta numa galeria de arte? Algumas pessoas tiveram esse privilégio pelas mãos do artista visual paraense João Cirilo. Ou seria isso um incômodo?
A polêmica série de retratos “No que você está pensando?” - mesma pergunta que a rede social Facebook costuma nos indagar ao entrarmos no site - é fruto da inquietação de Cirilo com o comportamento dos internautas diante das redes. Entre o público e o privado, há um intenso fluxo de uploads diários, para o qual “O Facebook é atualmente um planeta virtual de 1,15 bilhão de pessoas que gera em um dia, a média de 650 milhões de publicações, sendo que desse universo, 350 milhões são fotos. Postagens com essas características costumam ser as mais populares, as que são mais visualizadas e tendem a receber mais ‘curtidas’ e ‘compartilhamentos’, elementos que são verdadeiras moedas de troca nesse universo”, assim escreve o artista sobre o trabalho.



Com uma trajetória dedicada ao desenho, João Cirilo mergulhou numa experiência desafiadora em 2012, quando iniciou a referida série de retratos pintados em acrílica sobre tela. Rostos femininos iluminados e multicoloridos foram apropriados ao repertório do artista após um árduo estudo da pintura clássica para a reprodução dos retratos sequestrados nas redes, o famoso selfie.
Pela primeira vez as telas serão exposta ao público, na cidade de Marabá, na Galeria de Arte Vitória Barros, com abertura marcada para o dia 18/11, às 19h. O artista aproveitará a vinda a cidade para realizar um curso livre sobre a técnica do Retrato à lápis de cor. “Não é necessário o domínio pleno do desenho, o curso é antes um lugar para a experimentação. Teremos um artista pesquisador para compartilhar seus estudos, o que pode ser muito enriquecedor para aqueles que são amantes do desenho, ou mesmo para àqueles que trabalham com design e arquitetura”, comenta Natacha Barros, curadora da exposição.
As inscrições estão sendo realizadas na Galeria Vitória Barros, e pelo telefone é possível garantir a participação realizando o cadastro de reserva de vaga, a fim de efetuar o pagamento somente no dia que inicia o curso.



Serviço
Exposição ‘No que você está pensando?: Arte em processo’, por João Cirilo
Abertura: 18 de novembro, às 19h.
Local: Galeria de Arte Vitória Barros - Av. Itacaiúnas, 1519, Novo Horizonte, Marabá.
Visitação: de 21 de novembro a 15 de janeiro de 2017.

Curso livre Retrato à lápis de cor
Investimento: R$ 30,00
Data: dias 16, 17 e 18 de novembro, de 18h às 20h, e no dia 19 (sábado) de 9h às 12h.
Reserva e informação: 3324 1258

Nenhum comentário:

Postar um comentário