quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

I LUGAR CATEGORIA CONTO - Ana Maria Martins Barros

Ana Maria Martins Barros vencedora em I lugar na categoria Conto do II PREMIO INGLÊS DE SOUSA da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará.


sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

II MOSTRA CIRANDAR DE ARTE CONTEMPORÂNEA - Galeria de Arte Vitoria Barros

II MOSTRA CIRANDAR DE ARTE CONTEMPORÂNEA
        100 ANOS DE MARABÁ
              A II Mostra Cirandar de Arte Contemporânea apresenta uma importante produção dos alunos de artes visuais do Professor Bino Sousa da Galeria de Arte Vitória Barros. Cabe aos visitantes um modo de apreciação apurado para o entendimento da forma e do conteúdo da mostra, por trata-se de uma exposição centrada numa estética visual mais comprometida com os desdobramentos de conceitos artísticos e propostas afinadas com o contexto da arte contemporânea, nas categorias pintura, escultura, objeto, instalação e desenho.
                 Diferente do modo tradicional de produção de arte, foi privilegiado na curadoria da mostra a criatividade com a utilização de materiais presentes no cotidiano e alinhados com as formas coerentes de fazer arte nos dias atuais, como é o caso do papelão utilizado de diversas formas como suporte dos trabalhos e também das idéias que deram origem às obras, que leva em conta a renovação do pensamento poético e as multiplicidades de invencionice por parte da ciência e da tecnologia. Portanto, a arte também se estende nesse universo de renovação e de criação, de imaginação, diálogo e proposições.
             A abertura da exposição contou com as ilustres presenças  dos pais e convidados dos expositores bem como, de artistas como Antônio Botelho, Creusa Salame, a Tuma do sorriso da Biblioteca Osana Lopes, os poetas Ademir Braz e Airton Souza. Durante uma hora, houve apresentação de musical ao piano pelo professor de musica da Galeria Lucas Cavalcanti.


 















terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Galeria de Arte Vitoria Barros na E.M.E.F Profª Tereza de jesus

                    Galeria de Arte Vitoria Barros na E.M.E.F Profª Tereza Maria de Jesus Rodrigues de Oliveira na culminância do projeto "Centenário de Marabá", promoveu diversas ações, entre elas foi mostrar os trabalhos de artistas da terra.











quinta-feira, 28 de novembro de 2013

II MOSTRA CIRANDAR DE ARTE CONTEMPORÂNEA - GALERIA DE ARTE VITORIA BARROS






Abertura: Dia 05 de Dezembro de 2013 as 19:00hs




II MOSTRA CIRANDAR DE ARTE CONTEMPORÂNEA
100 ANOS DE MARABÁ



                 Sua missão é sonhar, imaginar, colorir, desenhar, moldar em argila estranhas figuras, empilhar cubos de madeira que, sobrepostos, se transformam em casas, pontes, prédios e castelos. Dispostos em linha reta, curvas, tortas, viram  ferrovias, carruagens, estradas. Quem manda é a imaginação.
                 Esse entrelaçar de tato, visão e imaginação sustentam o olhar. Bastam poucos apetrechos para os sentimentos encontrarem expressão nos objetos manipulados ou nas linhas dos desenhos, rabiscos, papel, papelão, tintas e cores.
                 O mistério povoa a criança com uma força imponderável, superior a todas as realidades sensíveis.

                O mistério seduz, assusta e atrai ao mesmo tempo. Que bom habitar na zona da imaginação infantil tão indevassável quanto impronunciável. Nela, as conexões rompem limites e barreiras, o inconsciente transborda sobre o consciente, o sobrenatural confunde-se com o natural, o divino permeia o humano, e o insólito, como dragões e piratas, bruxas e duendes é de uma concretude que só a cegueira dos adultos é incapaz de enxergar.

                 O auge da felicidade é o fazer espontâneo. Ela sabe que carrega em si um tesouro de percepções que os olhos alheios não podem perscrutar.

                  Recolhida a um canto, debruçada numa tela, mãos sujas de tinta, sorriso que ninguém lhe ensinou a ter, ela deixa fluir os seres virtuais que habitam o seu espírito e com quem estabelece um diálogo íntimo, livre das amarras de tempo e espaço. Tudo flutua dentro dela, apenas a imaginação trabalhando à mercê da vida.

                Qualquer interferência quebra o encanto. Tudo se torna pesadamente aritmético, como uma ave impedida de voar. Privar a criança do mergulho no mistério é amputá-la da infância. É mutilar o seu ser, abortando a criança para apressar, de modo cruel, a irrupção irreversível do adulto.







Ana Maria Martins Barros
Historiadora


                                                                                                                      

II MOSTRA CIRANDAR DE ARTE CONTEMPORÂNEA - Galeria de Arte Vitoria Barros



quarta-feira, 13 de novembro de 2013

GALERIA DE ARTE VITORIA BARROS NA SEMED.

Galeria de Arte Vitoria Barros na SEMED no Encontro de Coordenadores Pedagógicos do Município  de Marabá.







quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Instituto Educacional Objetivo, visitou a Galeria de Arte Vitoria Barros

Instituto Educacional Objetivo, visitou a Galeria de Arte Vitoria Barros para a leitura de imagens da exposição "Mostra Coletiva Itacaiúnas"