terça-feira, 21 de maio de 2013

Galeria Vitória Barros abre mostra fotográfica

21/05/2013
 Galeria Vitória Barros abre mostra fotográfica
 
Revelar os múltiplos olhares de Marabá em seu centenário através das lentes de dezenas de fotógrafos é objetivo da Galeria de Artes “Vitória Barros”, que abriu no dia 17 de maio a IV Mostra Fotográfica “Ver-a-Cidade”.

O evento, que é um dos mais tradicionais da cultura local, contou com a participação de um bom público que pode ver de perto as mais de 600 fotografias expostas na galeria, que retratam o cotidiano, paisagens, pessoas e o cenário artístico e cultural do município.

Ao todo a mostra selecionou trabalhos de 31 fotógrafos e convidou para participar do evento profissionais já consagrados na cidade, como os artistas Jordão Nunes e Regina Suriane, entre outros.
Entre as novidades da mostra deste ano está a exposição de fotografias antigas que foram recolhidas de álbuns das famílias tradicionais de Marabá, que desde o surgimento da cidade registram as transformações que a cidade passou ao longo dos seus 100 anos.

“Marabá mudou muito desde que Carlos Leitão e Francisco Coelho por aqui chegaram, as fotografias revelam muito bem todas essas transformações e as famílias antigas, como a minha, registraram bem esses momentos”, afirma o escritor João Brasil Monteiro, presente no evento.
“O álbum de família encanta como forma. É um achado valioso, inspirador e poético, um modo de expressar o envolvimento pela vida em comunidade, nos mais diversos aspectos sociais de Marabá. São fotografias reveladoras de historias vividas, mesmo sem as notas de rodapé que as explicam”, afirma o artista plástico Alixa dos Santos.

A mostra também homenageou nesta edição os jornalistas marabaenses com painel fotográfico com diversas imagens dos profissionais da comunicação, que tanto vêm contribuindo para a disseminação e valorização da cultura regional.

O Ver-a-Cidade este ano também inovou com os “Safáris Fotográficos” que percorreram todos os bairros da cidade, com oficinas de capacitação e palestras voltadas para os fotógrafos amadores da cidade.
“Este ano fizemos várias homenagens, entre elas aos fotógrafos pioneiros da nossa cidade como o seu Natal Pereira, Nicodemos, José Bandeira, Malaquias, Linco, Francisco, Miguel Pereira, Valdemar, Soares, José Rocha e José (Zé), que tanto contribuíram para o registro da nossa memória”, explica a artista Vitória Barros.

Vitória ainda ressaltou que os barqueiros do município também foram lembrados na fotografia de capa do convite do evento, que mostra este ofício tradicional e que ainda persiste e se traduz como um dos trabalhos que mais caracterizam os antigos ciclos econômicos da região e a atividade ribeirinha dos Rios Tocantins e Itacaiúnas.

Durante o evento foi exibido na galeria documentário com os depoimentos de moradores antigos de Marabá, que contribuíram ao longo desde centenário para o desenvolvimento do município.
Comprometido com o desenvolvimento da cultura local o Jornal “CORREIO DO TOCANTINS”, disponibilizou para a organização do evento assinaturas para serem sorteadas entre os participantes da mostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário