segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Mostra Coletiva ITACAIUNAS - Galeria de Arte Vitoria Barros






MOSTRA COLETIVA ITACAIUNAS



                   A presente mostra, composta de 20 artistas reverencia o Rio Itacaiunas com o título de coletiva ITACAIUNAS. As obras em seus conceitos são diversificadas, como é diversificada a bacia desse rio, fonte de riquezas, como os minérios explorados pela Vale e o ouro com a saga de Serra Pelada, entre outros, muitos outros produtos da fauna e da flora. O ITACAIUNAS e sua bacia ou seu vale, é de extrema beleza e é testemunha e pai dos ciclos econômicos, marcados por conflitos de interesses e buscas de melhores condições de vida. É dever inequívoco dispensarmos proteção a essa testemunha, respeitando-a, reverenciando-a. A mostra se constitui num manifesto por amor ao nosso RIO.

               Foram travadas ao longo de 100 anos diversas batalhas e demandas na dialética territorial entre os povos indígenas e os imigrantes. Os antigos meios de transporte de cargas e de gente, como os batelões, os assim chamados barcos de transporte da castanha, as canoas, os barcos motorizados, como os pentas, foram paulatinamente ficando obsoletos em vista das profundas mudanças. Através das artes, foram feitos registros em livros, em prosa e versos, nos nanquins dos Morbach e de outros artistas, com pinturas, fotografias e outras memórias que evocam antigos causos de velhos castanheiros, garimpeiros e barqueiros. Isso é nossa história, nossa economia, nossa arte e nossa cultura.  


              As histórias contadas sobre o Rio Itacaiúnas, são fontes de mitos e lendas através do tempo, o contado em luas pelos povos indígenas e o registrado à luz da ciência, da tecnologia e da arte. Mas, nem assim entendemos que o mais importante rio de nossas vidas é o majestoso ITACAIUNAS, com sua grande e rica bacia, beneficiando, além de Marabá, mais de 10 municípios vizinhos. Nós marabaenses, todos os dias temos o privilégio de podermos apreciá-lo, desembocando no Tocantins, porém não nos importamos com sua qualidade de vida, nós o maltratamos, o desprezamos e o ignoramos, em vista de sua situação de risco ambiental.

                                                                                                
                                                                                                                                                       Vitória Barros
  Artista Plástica e Galerista

Nenhum comentário:

Postar um comentário