segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Muitos anos se passaram
Mas a infância continua
Presente em mim
Lembranças muitas
Dos ensaios de cantos na Igreja S.Jorge
A única no povoado
Lembrança do Grupo Escolar
Da minha professora Zilda
Trecho de INFÂNCIA FELIZ. MEU PRESEMTE do livro VIVÊNCIAS da escritora Creusa Salame participante da exposição ‪#‎MULHERIL‬ na Galeria de Arte Vitória Barros.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Mãos calejadas pelo vai e vem
De uma enxada.
Em uma rotina acirrada.
Mãos que sofrem em maltrato
Suor que corre lentamente
Em uma tarde quente
Com sol ardendo no rosto.
Mãos que trazem à nossa mesa
O alimento para o nosso sustento.
Poesia MÃOS CALEJADAS do Livro CÁRCERE DE UMA PAIXÃO da escritora Rose Pinheiro, participante da exposição ‪#‎MULHERIL‬ na Galeria de Arte Vitória Barros.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

E.E.E.M Dr. Geraldo Veloso na Galeria de Arte Vitória Barros visita a exposição ‪#‎MULHERIL‬ com interesse de conhecer as várias expressões artísticas de mulheres.

Mulher que cria e recria
Mulher que inspira
Mulher que é mãe todo dia
Mulher que rima
Com o acorde de uma melodia
Trecho de MULHER EM ESTADO DE POESIA do livro RIOS (DE) VERSOS da escritora Glecia Sousa participante da exposição ‪#‎MULHERIL‬ na Galeria de Arte Vitória Barros.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Eu sou uma nordestina
Das terras do Lampião.
No final do cangaço,
Mudei-me pro Maranhão.
Não nego minhas origens.
Sou Marabaense de coração.
Trecho de QUEM SOU do livro CORDEL da escritora Lusa Silva, participante da exposição ‪#‎MULHERIL‬ na Galeria de Arte Vitória Barros.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

No sábado foi uma manhã muito interessante para os professores e artistas que compareceram na Galeria de Arte Vitoria Barros. O educador e artista visual Alixa, abordou tema de arte produzida por mulheres.  ‪#‎Mulheril‬
escrever para quê?
Para quem?
a mim o cerne intima
ser poema
poema humano
estranho ser
Trecho de POEMA-DILEMA do livro DES VERSO da escritora Katiucia Oliveira participante da exposição ‪#‎Mulheril‬ na Galeria de Arte Vitória Barros.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Qual o sentido que gira a roda da vida?
Horário ou anti-horário?
Eis-me aqui nesta engrenagem natural de algo proibido,
num tempo que é proibido proibir.

Trecho de GIRO do livro EMBRIAGUEZ da escritora Marisol Nascimento participante da exposição ‪#‎Mulheril‬ na Galeria de Arte Vitória Barros.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Escrever sobre incertezas é tão poético!
Poetas debruçam-se sobre suas angústias
Estremecem, sacodem-se, desabafam
Dúvidas...


Trecho de POETAS, OS DUVIDOSOS! Do Livro RARIDADES da escritora Evilângela Lima, participante da exposição ‪#‎MULHERIL‬ na Galeria de Arte Vitória Barros

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

“A cidade tinha pouca diversão. A única era o famoso “boi do Palmica”, com suas toadas e batuques e a voz de trovão do cantador.”
Trecho do Conto LÁ VEM O BOI DO PALMICA do livro CONTOS DA VOVÓ de Nilva Burjack participante da exposição ‪#‎Mulheril‬ na Galeria de Arte Vitória Barros.

Tudo é fugaz
o fogo e a água
amamentar o filho
ornar as orelhas
e o batom vermelho
camufla verdades.
Trecho da poesia "Mulher ao Espelho" do livro ESPELHO DOS MEUS OLHOS de Francisca Cerqueira, escritora participante da exposição‪#‎Mulheril‬ na Galeria de Arte Vitória Barros.



Na roda do tempo,
Busco desesperado o ultimo por do sol,
Tocantins passa na janela,
No sereno das tuas lágrimas
Fica o cheiro dos teus cabelos.
Trecho da poesia SERENO do livro SEGREDO de Lara Borges, a escritora participa da exposição ‪#‎Mulheril‬ na Galeria de Arte Vitória Barros.


Eu sou assim,
metade furacão
metade querubim
fada,bruxa e princesa
todas numa mesma torre
aqui dentro de mim
eu sou assim tatuagem
dragão,borboleta,viagem
eu sou Alice numa invasão bárbara.
O fim de uma história sem fim.
Trecho da poesia POETA do livro INSTINTO DO TRAPÉZIO  de Eliane Soares , escritora participante da exposição ‪#‎Mulheril‬ na Galeria de Arte Vitória Barros.

“E desde então a alma da jovem perambulava pela cidade nas altas horas da noite. Os homens que passavam pela rua vindo do canela fina ou de outro local semelhante, ao vê-la, ficavam impressionados pela beleza da mulher e se aproximavam, puxavam conversa e lhe ofereciam para levá-la para casa.”
Trecho de MULHER DE BRANCO DA MEIA NOITE do Livro CONTOS FANTÁSTICOS DA AMAZÔNIA de Vânia Andrade, a escritora participa da exposição ‪#‎Mulheril‬ na Galeria de Arte Vitória Barros.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Centro de Educação Globo na Galeria de Arte Vitória Barros em visita a exposição #MULHERIL

Centro de Educação Globo na Galeria de Arte Vitória Barros em visita a exposição #MULHERIL com objetivo de adquirir conhecimento e enriquecimento cultural dos alunos, pois a exposição contribuirá para o complemento do conteúdo programático da disciplina do terceiro bimestre. 
Estiveram presente as artistas e escritoras Francisca Cerqueira, Lara Borges e Líris Pimentel, falando da proposta da exposição e de seus trabalhos.