quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Cirandar de Arte


TRADICIONAL EXPOSIÇÃO DE ALUNOS NA GALERIA DE ARTE VITÓRIA BARROS


Neste outubro o bairro Novo Horizonte recebeu mais uma exposição da Galeria de Arte Vitória Barros. Aproveitando a comemoração do Dia das Crianças, a Galeria abriu no dia 03 de outubro a já tradicional mostra infanto-juvenil Cirandar de Arte.
Em sua 4ª edição, a mostra Cirandar de Arte traz o tema ‘Idade de Modernidade’, uma referência lúdica ao modernismo brasileiro, assunto que vem sendo trabalhado pelo artista visual e professor Bino Sousa em suas aulas de pintura na Galeria. Apropriando-se de nomes conhecidos - a paulistana Tarsila do Amaral (1886 – 1973), o maranhense Valdonês dos Santos Ribeiro (1973) e o artista pernambucano Romero Britto (1963) - o professor busca trabalhar a desconstrução da forma e do realismo - quando retratamos o mundo com características iguais a que enxergamos – por uma produção mais figurativista, ou mesmo pelo realismo-figurativo, quando se expande a forma de enxergar os objetos e a natureza, conferindo-lhes novos contornos e expressividade. A partir dos temas regionalistas, tão caro aos modernistas, Bino incentiva a valorização de temas do cotidiano, sociais e da natureza, afinando o discurso com os artistas que integraram os movimentos artísticos e culturais do início século XX no Brasil.
A abordagem do Tema não poderia deixar de fazer referência ao movimento literário, linguagem de grande destaque no modernismo. A instalação ‘!circo das letras!’ realizada pela Turma do Sorriso, grupo circense do Instituto Cultural Hozana Lopes de Abreu, completa a exposição com a espontaneidade e inventividade dos Palhaços da turma.
A Galeria de Arte Vitória Barros vem oportunizando em suas programações que novos nomes possam aparecer no circuito das artes em Marabá. A mostra infanto-juvenil Cirandar de Arte junto com os projetos Ver-a-cidade - mostra fotográfica e Mulheril – mostra de mulheres artistas, formam um conjunto de ações que vêm estimulando a produção de iniciantes e amadores em artes visuais. Com essas propostas a Galeria convida a população a conhecer mais sobre a cidade e seu artistas.

Natacha Barros






Nenhum comentário:

Postar um comentário