quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

VER-A-CIDADE, a mostra fotográfica de Marabá.



Neste ano de 2016 estamos realizando a 7ª edição da mostra Ver-a-cidade de Marabá.
Você pode inscrever até três fotografias para mostrar a sua narrativa da cidade, e esse ano com uma diferença, as fotografias inscritas não tem um tamanho padrão, você pode fazer suas impressões a partir de um tamanho mínimo de 15x20cm em papel fotográfico. Mostre a criatividade, as inscrições se iniciam no primeiro dia de março!

O tema deste ano é GESTOS URBANOS, e convidamos o escritor e historiador Janailson Macêdo* para tecer um olhar sobre a proposta.




TÉCNICA, ESTÉTICA; CONCEPÇÕES SOBRE O MUNDO, SUJEITOS E ESPAÇOS RETRATADOS... INTUIÇÃO.
Sim! Existem muito mais elementos gravitando em torno da elaboração de uma fotografia do que um olhar apressado pode imaginar.
Ainda mais se considerarmos as expectativas, intencionalidades e pontos de vistas presentes entre o clique, a seleção, o tratamento e a exposição de uma foto.
Se alguns desses elementos costumam ser ativados tão logo somos seduzidos pela beleza ou exotismos de paisagens distantes; se o desejo de captar, registrar, traduzir − e devorar − as cores, luzes e gestos de outras realidades nos é tão presente durante nossas viagens, por que não nos desafiarmos a olhar também através de outras lentes aqueles espaços que nos são comuns, corriqueiros, por demais familiares?
Essa é a proposta da VII Mostra Fotográfica Ver-a-cidade, literalmente, incentivar os participantes a verem de outros modos os espaços do ambiente urbano de Marabá. Mais do que isso, através do tema “Gestos Urbanos”, intenta-se incentivar a criação de imagens que tratem dos modos como os habitantes se apropriam da cidade; como eles a usam, consomem, (re)inventam.
Com esse tema, a Galeria Vitória Barros nos convida, senão convoca, a lançar olhares de estranhamento àquilo que nos pode parecer por demais natural; chama-nos à criação e divulgação de imagens que vão além do já cristalizado e nos possibilitem ver-a-cidade por outros ângulos, em outras formas, movimentos, percepções.
Convida-nos, sobretudo, a captar as tensões (sociais, ambientais...), os conflitos e aquilo que muitas vezes se joga ao campo do não visto, do não retratável. Chama-nos a produzir imagens que nos façam (re)calibrar nossas formas de ver e compreender nossa relação com o lugar em que moramos, e nos levem a reorientar nossas compreensões sobre cenas que, mesmo nos passando sempre diante dos olhos, acabam invizibilizadas pela cotidiana aceleração do nosso dia-a-dia, nessa comunhão de tempos, espaços e conflitos que forjam a urbanidade.


*Janailson Macêdo (PB/PA) - Escritor e historiador. 
Autor dos livros "Crônicas do Araguaia" (2015) e "Microf(r)icções" (2012). 
Editor de "Blecaute: Revista de Literatura e Artes". Professor da UNIFESSPA.






VII VER-A-CIDADE
DE MARABÁ

Inscrições
01 de março a 05 de abril

Divulgação dos selecionados
10 de abril

Abertura da mostra
15 de abril de 2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário